Nos últimos dias, as eleições presidenciais do Zimbábue tem chamado a atenção do mundo. O tchaca times em um ato de responsabilidade social viu-se obrigado a acompanhar tal pleito, remetendo seu representante para tal feito.
Como todos sabem, o Zimbábue é uma próspera nação do sul da África, mundialmente conhecido por ser o criador do bolo de rolo, sim esta iguaria alimentícia que vem sendo produzida desde os tempos em que os Zulus corriam de leões pelas planícies zimbábues. Esta atividade emprega boa parte da população e faz com que o país estabeleça nobres laços comerciais com o Brasil... visto que.. 87% de todo o bolo de rolo consumido no Brasil é proveniente do Zimbábue.
A história do Zimbábue se funde com a história de um homem, Robert Mugabe. Robert Mugabe começa sua história de amor com o Zimbábue quando defendia a seleção de futebol do país, marcando o primeiro e único gol da seleção em copas do mundo, na gloriosa campanha de 1974, quando o Zimbábue perdeu da Lituânia por 7x1 (esta partida é chamada de o Milagre de Finn) finalizando uma saga de 3 jogos e 3 derrotas, 21 gols sofridos e um marcado, saldo de -20. Robert Mugabe emocionou toda uma nação.
O tempo passou e Robert Mugabe com todo seu carisma (defendia o Clube União de Harare - o C. U.) investiu na política, ostentando intensa ofensiva ao então presidente Canaan Banana. Ao marcar gols pelo então Clube União, o mesmo ostentava camisas com inscrições "Vou descascar e comer BANANA" e "Banana com leite eu como de manhã desde criança!" entre outras. Sim... Robert Mugabe é infame.
A ofensiva fora tamanha que em 1980 Mugabe ganhou as eleiçõs presidenciais, promovendo uma intensa mudança no país, investindo em esportes como a patinação artística e o bobslead, os quais se tornaram cada vez mais populares na televisão nacional, os quais são assistidos diariamente, dividindo audiência com novelas como Rainha da Sucata, a qual já ganhou 4 regravações no país. Sim, Mugabe é fã de esportes de inverno e novela... é um homem de gosto refinado.
Mugabe, de forma acachapante, venceu as últimas eleições ocorridas no mês de junho, muito embora a oposição alegue um clima de violência, o que vejo é um clima de tranquilidade, perseverando a paz e a comunhão de esfoços para a manutenção da guerra que é travada com o grandioso principado de Lesoto, reino muito agressivo que promove várias incursões frente seus vizinhos, muito embora sem muito sucesso. (Lesoto é o pintcher[cãozinho chato e barulhento] dos países africanos).
Bem... a paz reina no Zimbábue, venho aqui reiterar o grandioso trabalho promovido pelo Tchaca Times, essa Truste das Comunicações que com exclusividade acompanhou a realidade de um país que desponta entre os países da África Austral.
2 comentários:
Nossa, ótimo ensaio sobre esse país tão louvável para a História africana, quiçá mundial.
De agora em diante, sempre que comer bolo de rolo pensarei com grande carinho nos nossos colegas do Zimbábue. =)
E... vc é meu chuchu. =*
haha
Um país tão glorioso, com um líder assaz carismático. Uma história que massageia os nossos corações.
Salve o Zimbábwe *faz um gesto caracteristico do país, utilizado pela tribo Zimbwa (que deu origem ao nome do país).
Postar um comentário