quinta-feira, 17 de abril de 2008

Dia 21 de abril.... dia de que mesmo?





Essa semana conversava com uma amiga (evidentemente não vou revelar a identidade) e falei sobre o feriado de 21 de abril. Ela sorriu e soltou: "É dia de que mesmo?"
Depois dessa, e para não perder a amizade, resolvi encerrar a conversa, dizendo que era dia de Santo Antônio do Salto da Onça. Mas na verdade, é dia do mais famoso dentista brasileiro, que ficou famoso pelas suas idéias políticas baseadas no pensamento iluminista europeu (se você não sabe o que é (ou foi, depende) o iluminismo, nem leia mais, ou melhor, nem acesse mais esse blog).
Joaquim José da Silva Xavier nasceu no Pombal (sem trocadilhos, por favor) e ficou mais conhecido pelo apelido, por ser um exímio dentista (se você ainda não descobriu de que é o feriado, é de Tiradentes mesmo que estou falando).
Estava a tirar dentes na praça (naquele tempo era ao ar livre mesmo) quando ouviu conversas entre alguns de seus clientes. Diga-se de passagem, Joaquim Silvério dos Reis (famoso dedo-duro), José Rolim (que fundaria anos depois uma empresa hoje conhecida como TAM) e Silvio Santos (então vendedor ambulante nas ruas de Ouro Preto), que confabulavam a respeito de uma revolução.
Joaquim, ou melhor Tiradentes não se empolgou muito com a conversa, pois ao contrário do que falam os livros, seus planos políticos limitavam-se a vencer as eleições da liga de gamão da província das Minas Gerais. Todavia, aceitou o convite feito por Joaquim Silvério para participar de uma reunião, após a promessa feita por Silvio de que ganharia um milhão de reais e assim poderia montar sua própria liga de gamão (topa ou não topa?.... teria dito Silvio na hora). Joaquim topou.
Chegando na reunião, Tiradentes logo se enturmou, após umas rodadas de chachaça mineira. No entanto, teve logo divergências com os confidentes Manoel Rodrigues da Costa e Domingos de Abreu, por causa de um erro de grafia na bandeira do grupo, onde o também virou tamem, e assim ficou libertas que sera tamem. O poeta Tomás Antônio Gonzaga (também do grupo dos inconfidentes) explicou que era um objetivo dúbio, utilizando a palavra amém, pois muitos dos inconfidentes eram cristãos, mas a versão inoficiosa diz que foi por causa da bebida mesmo.
Tiradentes era bom não apenas no seu ofício de odontólogo, mas também com as palavras. Convenceu os amigos a montar um time de futebol, chamado de Inconfidência-MG, protelando o velho sonho do esporte de tabuleiro, seu preferido.
Os inconfidentes logo ganhou seu primeiro torneio, vencendo o time da Coroa Portuguesa, em pleno estádio do Canindé, com uma goleada de 6 x 1 (o juiz da partida foi o conde de Barbacena e Tiradentes fez dois gols, ambos de cabeça).
Os inconfidentes saíram as ruas para comemorar, dando vivas à República (um grito de guerra, hoje perdido nas noites do tempo). Os portugueses, insatisfeitos, chamaram o Bope, e aí já viu.
Capitão Nascimento chegou com sua guarnição, sob denúncias de insurreição.
Saco vai e porrada vem, passando pela vassoura, sobrou tudo para Tiradentes, técnico do time. Foi delatado pelos próprios amigos, mas o pior é que o coronel responsável pela operação policial era o então presidente da liga mineira de gamão, inimigo público do honrado dentista. E o resto da história consta nos livros.
O tempo passou e a história (leia-se Globo. Aliás, nessa o SBT também) omitiu pontos importantes, os quais trazemos à tona por nosso dever de talhar a verdade a qualquer custo.
Após muito tempo, foi instituído o feriado de Tiradentes, depois de um projeto de Lei proposto por um deputado odontólogo que não lembro o nome.
Ele merece. Contribuiu muito para o desenvolvimento do Brasil, mormente no aspecto esportivo.
O legado que Tiradentes nos deixou:
* Introduziu o futebol no Brasil.
* Criou o primeiro time de futebol genuinamente brasileiro, que também foi o primeiro a bater a fortíssima equipe da coroa portuguesa, que só havia perdido um jogo para a equipe da esquadra francesa.
* Foi tema de escola de samba.
* Introduziu as regras do gamão moderno no Brasil.
* Inventou aquela broca de dentista que faz aquele barulho insuportável.
* Um dos primeiros personagens históricos a usar mullets (o famoso corte pigmaleão, eternizado por outras figuras históricas como Xororó e McGuyver).
* O mais importante: Por causa dele vamos passar a segunda-feira em casa, de pernas pra cima e assistir, depois de tanto tempo, a sessão da tarde.
E viva a democracia!!

2 comentários:

Anônimo disse...

simplesmente sensacional!!!
amei esta postagem!!!
cada dia melhor este blog!
beijo

Anônimo disse...

ih!
nunca mais fez atualizações
(sei que este "nunca mais" foi exagerado)...
oxi!!
só pq tá muito bom pára é???