terça-feira, 14 de outubro de 2008

Benditas Rifas

Algumas coisas, como ganhar na mega sena só acontecem pouquíssimas pessoas (poucas mesmo). Outra coisa que não acontece com ninguém é ganhar.... RIFA... esse maldito negócio que inventaram para extorquir dinheiro de forma sutil, sórdida, má.
É Rifa de tudo quanto é coisa, desde as mais simples às mais complexas, mas ninguém nunca vê o ganhador. Formatura, batizado, reforma de igreja, de clube, casa da árvore, gincana de colégio, procissão, casamento, funeral, tudo é motivo pra fazer uma Rifa. Quer arrecadar dinheiro? Alguém sempre vem com a idéia: "vamos fazer uma Rifa!"
Você conhece alguém que ganhou Rifa? Não! É sempre um amigo de um amigo da vizinha do cara que vendeu a Rifa.

As origens da Rifa remontam aos tempos bíblicos, quando comentam que Noé, não tendo como colocar todos na Arca, e precisando de dinheiro para cobrir as despesas, organizou um sorteio de vagas. Para tanto, cada participante ficava com um pedaço de folha, chamado de "Rifa". Só não se sabe que tipo de folha era. As folhas ou rifas eram marcadas e em pares, uma ficava com o participante e a outra ia para uma espécie de urna, de onde seria tirada no dia do sorteio. nasceu assim a famigerada Rifa como instrumento de extorsão, apesar de que sua origem teve uma causa nobre.

Após Noé, seguem-se célebres utilizações da Rifa, Efialtes rifou os 300 de Esparta e Xerxes ganhou 300 homens malhados, FHC rifou o Brasil e por aí vai. Após se tocarem que o prêmio da rifa de amanhã poderia ser um deles, os rifeiros decidiram começar a sortear coisas inúteis como cortadores de nhoque profissionais, pipas para dias de chuva, perfumes de promoção da Avon, Rolex falsificados, juicer walita, Geroge Foreman Grill (!!!), diária de motel, mp3, DVD e as famosas cestas de café da manhã!

Não adianta se esconder. Em casa, no trabalho, na faculdade, escola, igreja, clube, carro, sinal de trânsito, asilo, prisão, sempre há um vendedor de Rifa com aquela: "compra pra ajudar, é só 2 reais! baratinho né?" E nem adianta dizer que não, porque o rifeiro vai te chatear...

Hoje as rifas são fomentadas por institutos do mal como a Globo, a CNN e o CR Flamengo. São coisas que não adianta lutar, você já perdeu.





Bom, algumas rifas até que são animadoras...




Outras nem tanto...

3 comentários:

Shogo disse...

Dizem que no IEMEN.... vender rifas... acarreta apedrejamento em praça pública o.O

Unknown disse...

Não fale com tanta propriedade Sr. Niécio Jota-eRre. Eu já fui sorteada numa rifa que comprei... O problema foi: Nunca recebi o prêmio =| Tudo bem... Quem sabe tenho sorte da próxima vez?!

Unknown disse...

Ah, não está funcionando... ¬¬ Tente novamente! Tsc tsc.