quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Conheça o ditador: Saparmyrat Nyýazow





Que a cultura ocidental é um tanto concêntrica todo mundo sabe. Vivemos em uma sociedade em que pessoas como  Sérgio Malandro e Amy Winehouse são mais famosos do que grandes homens que dominaram nações e povos. 

Seguindo a série de sucesso, a mais lida entre os países que odeiam a democracia e sua tola liberdade de expressão vamos falar de Saparmyrat Nyýazow (fale 3 vezes na frente de um espelho e ele aparece na sua frente)... também conhecido como Nizinho pelos íntimos ou tio Sapar... bem...  Saparmyrat foi o presidente vitalício do Turcomenistão... o glorioso país da ásia média... terra muito aprazível que tem como passatempos prediletos: a corrida de camelos, o cuscuz (brincadeira diabólica) e a leitura do Tchaca Times, exercida naquele computador comunitário que fica no meio da praça da capital Aşgabat. Enfim... é uma terra bonita.  

Saparmyrat nasceu em uma casa feliz... era o orgulho da família, desde pequeno corria atrás de judeus e cazaques... inimigos mortais dos turcomenes.... até que surgiu um conflito, a Segunda Grande Guerra, e seu pai morreu. Para completar a série de desgraças, em um terremoto toda sua família veio a falecer. 

Pequeno... trabalhou como ordenhador de camelo fêmea e ajudante de barbearia, quando não brincava próximo a usina nuclear da região, cresceu... estudou... e então entrou para o Partido Comunista. 

Depois de alguns anos, tornou-se líder do Turcomenistão, agora um país livre dos comunistas safados e comedores de criancinhas,um pais ávido pelo crescimento, algo só alcançado por Saparmyrat. Em seu governo fora criado um lago e uma floresta no deserto de Kara Kum (por culpa de administrações irresponsáveis o lago secou e a floresta... hum.. secou também)  fato que amenizou em muito o clima medonho da região... mas nada se compara a outros de seus feitos... como o parque temático, a estação de esqui e o palácio de gelo ambos em sua honra...  feitos que aumentara o fluxo de turistas da região em mais de 500%.

Com todas as riquesas provenientes do turismo a população em um ato de amor incondional cedeu ouro, senhoras doavam suas alianças com lágrimas de emoção em seus olhos, para a construção de uma estátua de ouro do Presidente, encima de uma base giratória que faz com que Saparmyrat esteja sempre diante do sol. 

Ainda insatisfeitos com as modestas honrarias ao presidente.... a população solicitou um referendo e então aprovaram a alteração dos nomes de todos os meses do ano... os quais foram mudados para os de parentes do então presidente vitalício.

O supremo líder então adoeceu, seu coração era tão grande para com o povo que não aguentou... fora então submetido a uma cirurgia, precoupado com a saúde dos turcomenes... proibiu que todos os servidores públicos fumassem. Saparmyrat ficou então conhecido como o pai da saúde também.

Dentre seus feitos... escreveu o Livro da Alma... obra mais vendida no Turcomenistão... dizem os críticos... igual ou até melhor que o Livro Vermelho de Mao Tsé Tung. Um dentre os grandes feitos que fez durante os 66 anos de sua vida. Faleceu em Aşgabat em 2006  deixando um legado enorme ao Mundo... muito embora prefira-se saber se Britney Spears usa ou não calcinha. Uma pena.

2 comentários:

Niécio Jr. disse...

Mais uma grande figura preterida pela história da humanidade.
Viva Sapá!

P.S. A história do espelho é verdadeira. Deu certo com 3 pessoas, inclusive comigo. É mais eficaz do que aquele joguinho do copo.

Marina disse...

O blog está de parabéns, sempre mantendo seus leitores informados sobre fatos históricos inquestionáveis, narrados com uma precisão impressionante.
Não é por nada não, mas o autor do ensaio parece ser possuidor de uma inteligência descomunal, hein?
P.S. Amo tu, chuchu! =x