sexta-feira, 10 de outubro de 2008

True Sanitary Story: o Bidê.



Por décadas e décadas a especulação imobiliária dita as regras do nosso dia.  Arquitetos dizem que aquela parede deve ser azul salmão do balkash, que a cabeça de mamute deve ser colocada em diagonal alinhada com a ursa maior, ou que aquele seu poster 80x50 do Wando ficaria melhor escondido na parede do guarda roupa do seu quarto. 

Mas... o que vem ao caso é fato de que estas pessoas, que tanto especulam, fizeram com que o bidet entrasse em extinção. 

Isso é o que todos pensam!

O bidet tem uma origem antiga e que remete a Islândia (aquela ilha legal e fria que nasceu a Bjork, povo legal e joinha que come tubarão apodrecido ;D).  O início de seu uso é incerto... mas o primeiro bidet de que se tem notícia data de 1670. Como é sabido a Islândia é um local de clima muito frio, temperaturas quase polares. E também... como é do conhecimento de todos... o homem precisa realizar suas necessidades fisiológicas até mesmo no frio. Sendo assim, haviam vários problemas.  Resumindo a história.... haviam os tarzans... sim... aqueles resíduos marrons, secos, congelados e que ficavam pendurados... vocês sabem onde....  fator que castigava a vida da população islandesa. 

Zieg Rasmunsen um jovem islandês.... passava seus dias admirando os geisers da região... (Sim... aqueles jatos de água quente que saem do centro da terra e queima os turistas desavisados...)  até que teve a brilhante idéia... usar aquele jato de água para limpeza pessoal! Queimaduras a parte... Zieg dominou totalmente a técnica fazendo com que a Islândia assumisse com excelência a liderança do mercado mundial de limpeza da zona pélvica. A propósito... o bidet chamava-se Bjornsbidet.

Alain Jounson engenheiro sanitário...  em visita a Islândia achou a idéia admirável ( como diria ele... "um luxo")... quiçá revolucionária, e levando o utensílio, com toda sua tecnologia a França... Lá, entretanto, como é do conhecimento de todos.... o Bidet fora elitizado... decreto real apenas permitira o uso por parte da nobreza francesa... enquanto aos pobres... a sujeira, imundice e os tarzan (é claro)! Junto a burguesia e aos camponeses crescia a utilização do papel higiênico (muito áspero... por sinal o.O).  

Então, tudo chegou a uma situação tão crítica que o povo se rebelou...  a população adotou o papel higiênico como objeto símbolo dos oprimidos, e então o bidet foi eleito o vilão. Assim, desenvolveu-se um sentimento de ojeriza por parte da população, que sempre associou ao bidet a submissão e o preconceito. Bidet's durante séculos foram quebrados... e em todas as revoltas populares bidet's acabaram sofrendo... sendo arrancados de seu lugar indispensável... sendo trocado por rolos de papel. 

Sim.. um fim triste para um instrumento criado com a mais pura boa vontade... sendo descartado  devido ao mau-uso de uns poucos... uns danados... uns fanfarrões. Em pesquisa... procurei por lojas e lojas por este utensílio. Achei um pogobol, um pense-bem e toda uma coleção de brincadeiras do gugu... mas nenhum bidet a venda.  Lute... façam petições, falem com seus representantes em Brasília... tragam o bidet de novo a vida. 

3 comentários:

Niécio Jr. disse...

1 minuto de silêncio pela extinção do bifet

Unknown disse...

Eu morei em uma casa que tinha bidê. Bons tempos (??)... agora ele é apenas uma lembrança.Mas pessoal temos que seguir em frente, a duchinha
higiênica veio pra suprir o vazio deixado pelo bidê.Mudanças não são fáceis,no entando são necessárias.

Marina disse...

Concordo com o comentário aí de cima. a duchinha é muito mais prática, e eu já lhe expliquei o motivo com todos os detalhes. =P~