quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Série Conheça o País: Botswana o gigante latente

O Tchaca Blog inaugura uma nova seção, a qual destina-se a homenagear os países e localidades que promovem a grandiosidade do Planeta Terra, sim.. esta bolinha azul e cintilante que gira em torno do sol. E como primeiro homenageado ousamos escolher a grandiosa República da Botswana, sim, ousamos sim, afinal, não é qualquer um, nem qualquer entidade que pode esboçar em poucos parágrafos a imponência que esta nação evidencia em um contexto global.

A Botswana... corresponde a uma parcela da Africa... entre a África do Sul, o Zimbábue, a Namíbia, e a Mongólia (país com quem desenvolveu atritos históricos que serão posteriormente relatados). A principal característica da gloriosa Botswana é seu relevo plano, a mesma corresponde a uma grande mesa, sem um mínimo de ondulações, o que a torna propícia a jogos como a bocha e a sinuca (considerado o esporte nacional), praticado pela elite burundi do país.

Fora a sinuca, praticado por todas as faixas etárias, o que faz do país o número 1 do ranking da IASA (International African Snooker Association), o mesmo se destaca pela exportação de dados feitos de marfim, atividade que mobiliza 57,5% da população ativa , ou seja, pouco mais de 632 pessoas, atividade esta que subsiste mesmo depois da suspensão da caça aos elefantes. Merece ressalva a modernização ostentada pela indústria de dados de marfim, a qual investe a cada dia mais na tecnologia de seus trabalhos, produzindo um marfim sintético, de alta qualidade, feito a base de amianto e outras 45 substâncias causadoras de câncer, cegueira, transtornos digestivos, abortos espontâneos, demência, deformidades, megalomania, incontinência urinária, estrabismo, esquizofrenia e outra série de 45 enfermidades ainda não catalogadas. Mas o governo trabalha fortemente na defesa da população.

A etnia dominante é a burundi, eles que fugiram durante os ataques das hordas mongóis (seus vizinhos) que desde o período de Genghis Kahn os afrontam nas planícies botswanes, e tem sua história cantada no belo hino botswane, o qual é fora oficialmente interpretado pelo artista mais venerado da nação:


MC HAMMER (vide fotos)




O grandioso artista celebrado pelo espetacular hit "You Can't Touch This", conhecido por suas calças bombacha, moda que relançou com sucesso, relembrando os velhos tempos de Alladim.


O país também é composto de uma minoria cubana, exilados que chegaram de botes as terras botswanes, com muito esforço, haja vista a inexistência de contato da Botswana com o mar, imagina-se o medo que estes cidadãos tinham de Fidel Castro. Assim como cubanos, existem muitos búlgaros ortodoxos simpatizantes do governo alemão que fugiram durante a segunda guerra mundial, alegam eles que apenas achavam a suástica bonita... mas há controvérsias (das quais discordo.. afinal... são apenas búlgaros... ora bolas... deixem os torcedores do Spartak Sofia em paz, ainda se fossem romenos =\), a grande massa da população é composta por chineses... resquício ainda dos ataques mongóis do século X, e que compõem a mão de obra farta da indústria de dados do país.

A moeda do país é a Pula... e 1 dólar americano corresponde a 287 pulas, o que a torna uma das moedas mais valorizadas do mundo (para não dizer do universo, o que não viria ao caso), rezando a lenda da criança botswane que fora comprar uma coca-cola (quando a mesma chegou ao país... [a coca não a criança]), e acabou por fraturar a coluna durante o ato de levar o dinheiro em uma bolsa nas costas... e devido a este fato, a Coca-cola apresenta um mercado quase negativo no país, mesmo a dita cuja investindo de forma colossal, patrocinando a seleção botswane de sinuca (reitero... o orgulho nacional).

A Botswana, não ostenta nenhum grande desempenho olímpico, embora tenha conseguido marcas relevantes sobretudo nas olimpíadas de inverno, quando chegara na frente do Brasil no ranking de medalhas, tudo bem... ficara empatada sem medalha alguma... ganhando o desempate pela ordem alfabética, e pelo fato de seu competidor da patinação artistica ter superado o brasileiro (o que o elevou a categoria de herói nacional, haja vista a grande concorrência existente entre os países).

Enfim, um país glorioso, que merece nosso respeito, e nossa atenção, afinal... há rumores que eles pretendem atacar o Brasil, aliando-se ao eixo do mal (Bolívia, Venezuela e Argentina), os quais ostentam planos de rateio das terras brasileiras, conseguindo assim, finalmente, a Botswana o glorioso acesso ao mar. Tenham medo... mas respeito ao povo da Botswana, caso encontre algum cidadão de lá, o trate com carinho e receptividade.

3 comentários:

Niécio Jr. disse...

outros sucessos do Mc Hammer:
I will take you tomorrow, my bonnie is over the ocean (remix), what a fokker (100) is that, entre outros.
O cara é um ícone (você clica e ele abre).

Shogo disse...

você pode tentar... afinal... "You can't touch this" o.O

Anônimo disse...

Shogo, soube que vc está ansioso pelo meu comentário. Pois bem, gostei demais da calça de aladim do MC. Não pensei que Botswana pudesse render um post tão looooongo, mas todos os povos merecem respeito, o mesmo não pode ser dito de seus governantes, na maioria dos casos. Bjin, Kylma.