terça-feira, 13 de novembro de 2007

Série conheça o país - Tonga - A grandiosidade da oceania

Tonga fica na oceania, também conhecidas como Ilhas Amigáveis, num arquipélago de 269 ilhas. Fronteira a norte com o território de Wallis e Futuna e com Samoa, a nordeste com a Samoa Americana, a leste com os territórios neo-zelandeses de Niue e das Ilhas Cook e a oeste com Fiji. Para sul, ilhas pertencentes à Nova Zelândia Sua capital tem um belo nome: Nuku'alofa.

Tonga é uma monarquia. A reverência ao chefe político é semelhante àquela que nos séculos anteriores era concedida ao chefe do culto sagrado, o Tu'i Tonga. O rei de Tonga, inclusive, tem autonomia para desvirginar as nubentes do país, que deve ter uns 112.472,7 habitantes (segundo o último censo do IBGE). O rei é o grande (grande mesmo) Taufa'ahau Tupou V (conhecido carinhosamente como "tumermo pô V".







Rei de tonga. Atualmente dá aulas de processo civil na UFAL.

Das 254 ilhas de tonga (algumas desapareceram na última tsunami) poucas são habitadas, pois faltam pessoas para povoar todas elas.

32% dos tongoleses são mórmons, com 48.767 aderentes, o que a faz a maior nação mórmon do mundo, possuindo vários escritórios da CIA (criadora patrocinadora dos mórmons) no país. O restante da população... bem, sobrou pouca gente...

Em tonga, ser gordo é sinônimo de beleza. Quanto mais gordo, mais bonito. O rei pesa mais de 180 quilos e a população segue uma dieta rigorosa para manter-se em forma.
Ótimo lugar para quem anda descontente com os padrões ocidentais de beleza (leia-se magreza).







Típica cidadã tongolesa em dia de sol e praia na orla do pacífico.



Tonga possui uma rivalidade histórica com os samoenses, fomentada, principalmente, pelo futebol, onde os dois países travam duelos 'memoráveis', infelizmente esquecidos pelos anais da história futebolística. Tem uma grande rixa com os micronésios, que seguem o padrão de beleza ocidental e com os da samoa americana, por serem democratas (ou republicanos).

Mas o grande esporte de Tonga é o Fat Fighting, mistura de sumô e caratê, praticado por todos os habitantes da ilha. O JSFFC (Joseph Smith Fat Fighting Club é o maior do país). O país é primeiro lugar no ranking da IFFA (international fat fighting association), à frente de países como Japão, Belarus, Cuba e Samoa.
O segundo esporte do país é o Rugby, no qual tonga tem ótimos representantes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Encontrei o lugar ideal para passar as próximas férias de verão e acho que vou deixar para comprar um biquini novo lá mesmo.